Rateio para concursos é confiável?

Você já participou ou está pensando em participar de um rateio de material de estudo para concursos públicos? Essa prática está se tornando cada vez mais comum entre concurseiros que veem nos rateios uma boa forma ter acesso a cursos de qualidade com preços mais acessíveis.

Mas será que esses rateios para concursos são confiáveis? Quais são os riscos de participar? É o que você vai descobrir neste artigo.

O que são rateios?

Rateio é quando alguém compra um curso online para concursos no site oficial do curso preparatório e passa a revende-lo a um custo menor para terceiros, mas sem a autorização do autor.

Essa tem sido a saíde encontrada por aqueles que querem economizar ou não tem condições de investir em um curso original.

Rateio para concursos é confiável?

A questão é: rateio para concursos é confiável?

O grande problema desses rateios é que não dá para confiar em seus organizadores, que muitas vezes agem de forma anônima.

Se você comprar um curso em um rateio corre o risco de o organizador não disponibilizar todo o material e você ficar na mão às vésperas do concurso e também de disponibilizar material desatualizado e você errar questões na hora da prova.

Por isso é que eu penso que rateio concursos não é confiável.

Rateio é crime?

Poucos sabem mas organizar rateios de material para concursos é crime de violação e direito autoral, previsto no art. 184 do Código Penal.

Essa conduta crime a partir do momento em que os organizadores revendem o curso sem autorização dos autores, que detém direito exclusivo sobre o material que produzem.

Inclusive uma quadrilha que era responsável pelo site Concurseiros Unidos, um dos maiores nessa área, foi presa recentemente acusada de lucrar R$ 7 milhões com a venda ilegal de materiais.

Já quem participa pode responder pelo crime de receptação, previsto no art. 180 do Código Penal, pois pratica a conduta de adquirir coisa que sabe ser produto de crime.

Outro risco para o concurseiro é ser eliminado na fase de investigação social por ter sua vida pregressa considerada reprovável do ponto de vista ético e moral.

Conclusão: Vale a pena participar de rateio?

Cuidado

Ao participar de um rateio você consegue ter acesso a materiais de qualidade a um custo menor, mas fica exposto a riscos bem maiores.

É um barato que pode sair muito caro para o concurseiro e custar até mesmo a eliminação no concurso dos sonhos.

Por isso é que não vale a pena participar de rateios e é sempre melhor adquirir um curso nos sites oficiais.

Atualmente existem diversos cursos com ótimo custo-benefício. Você pode conferir uma lista neste link.

Um bom exemplo é o Estratégia Concursos, que oferece cursos em PDF + videoaulas com ótimo custo.

Veja uma aula gratuita e conheça o curso:

Então é isso!

Um abraço e até o próximo artigo.

Adicionar um comentário

You're using an AdBlock like software. Disable it to allow submit.